O Biribá (Annona mucosa) é uma árvore da familia Annonaceae, também conhecido como biribazeiro, biribá-comum, beribá, pinha, jaca-de-pobre, araticum-ponhé, fruta-da-condessa ou biribá-das-antilhas, é originária do ocidente da Amazônia e da Mata Atlântica pluvial (do Rio de Janeiro a Pernambuco).
A árvore atinge entre seis e dezoito metros de altura, ramificando-se desde a base, culminando numa copa estendida. As folhas têm entre 12 a 15 centímetros de comprimento.
As flores são hermafroditas, solitárias ou aos pares, com três sépalas e seis pétalas, cor verde-claro e odor característico, e se formam entre julho e setembro.
O fruto é um sincarpo cônico ou globoso com epicarpo grosso de cor verde, que muda para amarelo quando madura. A polpa é branca e abundante, de sabor doce. Pesa de 300 a 1.300 gramas, atingindo de 10 a 14 cm de comprimento e 6 a 16 de diâmetro, amadurece de Novembro a Maio. Com muitas sementes, o biribá pesa em torno de 300 a 1.300 gramas, atinge de 10 a 14 cm de comprimento e tem aspecto escamoso. A casca do fruto é grossa e de coloração de verde a amarelo, com pigmentos pretos.
Floresce na primavera. A fruta amadurece de novembro a maio e é um sincarpo cônico, ou globoso, com epicarpo grosso de cor verde, que muda para amarelo quando maduro.
Por sementes ou enxertia.
Natural da mata de terra firme na Amazônia Ocidental. Está distribuída até o nordeste brasileiro, nas Antilhas e outras partes do Caribe. A árvore é muito cultivda em pomares domésticos, principalmente na Amazônia e no Nordeste do país.